image1 image2 image3 image4

Seja Bem Vindo|Ao Blog da Ipiranga Peixes|Importadora de peixes ornamentais| ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES

24. Você conhece o Aruanâ asiático?

O aruanã asiático ou peixe dragão (Scleropages formosus) é um membro da superordem Osteoglossomorpha e também um dos peixes ornamentais de cultivo mais caros no mercado. Atualmente está listado na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagem (CITES), sendo a única espécie comercialmente cultivada incluída na lista. Existem três principais variedades de cores que ocorrem naturalmente: dourada (a), vermelha (b) e verde (c); e para reduzir a pressão sobre as populações naturais, psciculturas começaram a cultivar diferentes variedades de aruanãs. 

 

Supostamente pode atingir 90 cm, embora estudos científicos e observações pessoais sugiram que o comprimento padrão máximo típico é 60 cm. Por razão do grande tamanho que pode atingir é recomendada para grandes instalações públicas ou aquários privados com espaço grande suficiente para o peixe nadar.

Para a manutenção da espécie é necessário que haja alta concentração de oxigênio dissolvido na água, assim como condições de qualidade de água estáveis sejam obrigatórias para o seu bem estar. Jamais deve ser adicionado em aquários com filtragem biológica imatura e trocas parciais semanais  de 30% a 50% devem ser consideradas. A temperatura manutenção pode variar de 22 a 28ºC, pH de 5 a 8 e dureza de 36 a 268 ppm.

Como predador obrigatório se  alimenta de pequenos peixes, crustáceos, minhocas e outros invertebrados na natureza, mas em cativeiro, se adapta bem aos alimentos anteriores mortos, (inclusive camarão que é bastante apreciado) e rações processadas próprias para a espécie, embora esta última não deva ser considerada como a única fonte da dieta. Por ter característica predatória recomenda-se que seja mantida no aquário sozinha  ou com peixes grandes. 


Essa espécie não deve ser alimentada com carne de mamíferos ou aves, pois alguns lipídeos contidos nesses alimentos não são adequadamente metabolizados pelos peixes e podem causar depósitos excessivos de gordura e até degeneração de órgãos. Da mesma forma, não recomeda-se a alimentação com peixes vivos, uma vez que esses podem trazer consigo risco de introdução de doenças infecciosas e parasitárias. Além disso, esses peixes vivos tendem a não ter um alto valor nutricional.

 

As aruanâs comercializadas no Ipiranga Peixes são originárias de um criador especializado na Malásia e todas são microchipadas com controle de origem. As variedades que trazemos são Golden Head, Golden Blue Base, Golden High back e Super Red. Para a manutenção e realce das cores recomenda-se que os aquários sejam mantidos com o fundo, lateral e teto de coloração preta ou azul.  A iluminação deve ser branca ou amarela para as aruanâs Golden e iluminação rosa para as Red, acessas 24 horas por dia, 7 dias por semana para realçar a cor de cada variedade e que segundo o criador não causa desconforto aos animais devido já serem condicionadas a essa situação desde que nascem.

Ao comprar uma Aruanâ no Ipiranga Peixes, ela vem chipada que pode ser comprovado com um leitor e junto você leva um certificado com a correta numeração.

 

Quer saber mais sobre esse animal fantástico? Veja as referências consultadas:

Bian, C., Hu, Y., Ravi, V. et al. The Asian arowana (Scleropages formosus) genome provides new insights into the evolution of an early lineage of teleosts. Sci Rep 6, 24501 (2016). https://doi.org/10.1038/srep24501

https://www.seriouslyfish.com/species/scleropages-formosus/

https://www.fishbase.se/summary/6357

 

 


Compartilhe:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário