image1 image2 image3 image4

Seja Bem Vindo|Ao Blog da Ipiranga Peixes|Importadora de peixes ornamentais| ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES

21. Cuidados no momento da compra e alimentação de arraias


            As arraias são peixes eslamobrânquios, ou seja, possui a estrutura óssea de cartilagem. Existem espécies de água doce e espécies de água salgada. No aquarismo de água doce é muito comum encotrá-las em aquários de peixes jumbo (peixes de grande porte).

No momento de pensar em ter uma arraia é muito importante estudar quais são as exigências que a arraia possui para que ela viva no aquáraio com bem estar. Se decidiu por uma espécie, procurar em literaturas confiáveis quais são os parâmetros exigidos, qual o tamanho máximo que ela pode atingir, e se o aquário no qual a arraia vai ser instalada possui tamanho adequado. 


 

Se o aquário não atender às exigências mínimas da espécie escolhida, o melhor e mais prudente a se fazer é desistir da compra, até que você tenha condições de oferecer um ambiente adequado. Mas caso as exigências mínimas sejam atendidas, é hora de pensar onde você vai comprar sua arraia. Escolha uma loja idônea, que trabalhe com animais legalizados e que acima de tudo cuidem muito bem dos animais.

No momento da compra, seja bastante prudente e peça ao vendedor para alimentar a arraia na sua frente, pois é muito importante que ela esteja se alimentando adequadamente para que você tenha sucesso na manutenção em cativeiro.

Após comprar as arraias, é muito comum que elas não se alimentem nos primeiros dias, pois são muito sensíveis a variações nos parâmetros de qualidade de água, o que pode fazer com que o animal fique estressado de início. Na hora de alimentar, opte por alimentos frescos como minhocas ou camarões recém mortos e sem a casca. Caso ela tenha dificuldade em comer no aquário, coloque a minhoca ou camarão em um espeto e tente levar o alimento vivo até a boca, para que ela pegue com mais facilidade. 


Geralmente cerca de dois ou três dias após ela estar se alimentando bem na boca, você poderá alimentá-la apenas adicionando o alimento no aquário sem o espeto que ela logo perceberá e irá comer. É muito importante que seja feito esforços na alimentação nos primeiros dias, e até ela estar pegando apropriadamente o alimento, pois caso contrário a arraia poderá morrer por inanição. Se mesmo com todos os esforços a arraia não se alimentar, ligue imediatamente para o lojista que te vendeu, para saber o que ela estava comendo e qual a melhor forma para alimentá-la.

 

Escrito por Dr. Pedro Henrique M. Cardoso, Médico-Veterinário Responsável Técnico – Ipiranga Peixes

Compartilhe:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário