Ichthyophthirius mulfiliis é um protozoários ciliado que parasita e causa a doença dos pontos brancos em peixes de água doce. A doença causada pelo Íctio um dos principais problemas para aquaristas e piscicultores em todo mundo. É uma doença altamente contagiosa e se espalha rapidamente de um peixe para outro, principalmente em situações de altas densidades, podendo levar a taxas de mortalidade de 100% se não tratada precocemente.
Ciclo de vida
A fase de alimentação (a - trofonte) fica encistado nas camadas da pele e brânquias do hospedeiro. Geralmente na fase final de alimentação, que é quando nós observamos os pontos brancos na pele do peixe é possível ver na microscopia o parasita com uma forma arredondada a ovalada com cílios em volta e o núcleo em forma de ferradura. Essa fase dura de 3 a 6 dias em 26ºC. Após essa fase o parasita deixa a pele do peixe e forma um estágio de divisão (b-tomonte), que secreta uma cápsula que se adere à plantas, ornamentos, redes, substrato e outros objetos. Essa é de multiplicação, no qual ele aumenta até 10 vezes o tamanho por multiplicação de fissão binária produzindo os tomites. Em seguida há o rompimento da parede do tomonte liberando a fase infectiva (c- tomites e/ou terontes).
Tratamento
Em temperaturas ótimas (24 - 26 ° C), o tratamento deve ser mantido por 1 semana, uma vez que o ciclo de vida é concluído em 3 a 7 dias. Lembrando que o medicamento não trata a fase de reprodução, ou seja, quando ele está encistado na pele ou brânquias dos peixes.
Escrito por Dr. Pedro Henrique M. Cardoso, Médico-Veterinário Responsável Técnico – Ipiranga Peixes
0 comentários:
Postar um comentário