image1 image2 image3 image4

Seja Bem Vindo|Ao Blog da Ipiranga Peixes|Importadora de peixes ornamentais| ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES

18 – Por que o Yellow Tang e outros peixes originários do Hawaí sumiram das lojas de aquário

 O Yellow tang foi um dos peixes mais populares em aquários de água salgada por anos e sua popularidade aumentou ainda mais após a exibição do filme da Dysney-Pixar “Procurando Nemo”, que nos apresentou Bolhas, o neurótico Yellow Tang mantido no escritório odontológico do Dr. Sherman. 

Porém, a sua manutenção em aquários podem estar com os dias contados devido a um nova legislação do Departamento de Terras e Recursos Naturais do Havaí que proíbe a coleta de peixes de aquários no Havaí. 


 

À medida que a indústria da Aquariofilia cresce, aumenta também a preocupação com os impactos que podem ser causados com a pesca extrativa. E isso começou a ganhar força em 2017 no Havaí, onde a Suprema Corte suspendeu a renovação das licenças de coleta de peixes de aquários enquanto aguardava a revisão ambiental do impacto causado pelas práticas de pesca extrativa. Antes desta decisão, as coletas eram permitidas com licença usando redes de malha fina. Em 2020 a Suprema Corte do Havaí rejeitou a manifestação favorável dos coletores de peixes de aquários e do Conselho Consultivo da Indústria Animal de Estimação Nacional. 

E a partir de janeiro de 2021, a Suprema corte anunciou que não apenas as licenças estavam sendo renovadas, mas que todas as licenças ativas até então estavam inválidas e toda a coleta de peixes de aquários foram definitivamente interrompidas após a revisão ambiental que estava pendente.

Enquanto essa proibição estiver vigente, não espere ver peixes havaianos como Yellow Tangs, Kole Tangs, Achilles Tangs, Flame Angels, Blonde Naso Tangs e outros. Desde 2010, o preço desses peixes vinham aumentando e do meio de 2020 até janeiro de 2021 era possível ver os peixes quadruplicarem de valor.

Devido à sua reprodução e ciclos de vidas, muitas dessas espécies proibidas são difíceis de se reproduzir em cativeiro. Enquanto alguns criadores estão apenas começando a descobrir algumas espécies como o Yellow Tang, estamos muito longe de vê-los como sendo algo comum nos aquários, ao contrário do peixe-palhaço que é fácil de se reproduzir em cativeiro.

Escrito por Dr. Pedro Henrique M. Cardoso, Médico-Veterinário Responsável Técnico – Ipiranga Peixes

Compartilhe:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário