Os banhos de imersão são muito utilizados em peixes para combater infecções bacterianas externas e ectoparasitas. E eles podem ser divididos: imersão curto e imersão prolongado.
Os banhos de imersão de tempo curto são utilizados principalmente se eu encontrei ectoparasitas e quero eliminá-los instantaneamente. Eles pode durar de 10 minutos a três horas. E tudo vai depender, do que você quer combater, que tipo de peixe você vai tratar e por quanto tempo.
Por exemplo: peixes palhaços laranjas e pretos com Broklynela. Se eu quero dar um banho com permanganato de potássio, eu preciso tomar muito cuidado com os peixes palhaço pretos, pois eles são mais sensíveis a esse tipo de droga. Se você deixar o mesmo tempo que os palhaços laranjas, você pode ter um alta taxa de mortalidade devido a toxicidade.
Figura 1: Peixes Betta em banho curto com permanganato de potássio.
Banhos curtos de água doce são muito utilizados em peixes de água salgada. Quando suspeita-se que os peixes estão sendo acometidos, por Neobenedenia melleni, o banho de água doce é suficiente para eliminar as formas adultas do parasita.
Figura 2 : Pomacanthus asfur em banho curto com água doce. Após 2 minutos de banho, nota-se uma quantidade elevada dos parasitas adultos na pele, nadadeiras e olhos.
Os banhos prolongados, são utilizados por no mínimo 24 horas. E são utilizados quando você encontrou um problema no sistema e quer tratar todo o sistema para que o ciclo seja interrompido e se livre do patógeno.
Por exemplo: Se eu encontrei Neobenedenia melleni em peixes de água salgada, o banho curto com praziquantel apenas não vai adiantar, pois a Neobenedenia melleni, põe ovos na água que vão estar sempre eclodindo ... e após eclodir, a larva vai procurar um novo hospedeiro, e por isso o medicamento deve estar no sistema, pois assim que a larva sair do ovo ela será morta pelo medicamento. Banhos prolongados são muito utilizados para combater o Íctio de água salgada (Cryptocaryon irritans).
Os banhos curtos e prolongados são utilizados
semanalmente no Ipiranga Peixes pelos nossos técnicos veterinários. E quem desejar executar esses banhos em seus peixes, é muito importante que o executor seja uma pessoa muito bem treinada, para que em qualquer sinal de intoxicação dos peixes, os mesmos devem ser removidos imediatamente a fim de evitar perdas.
Escrito por Dr. Pedro Henrique M. Cardoso, Médico-Veterinário Responsável Técnico – Ipiranga Peixes
0 comentários:
Postar um comentário