Como todos sabem, o aquário é um sistema fechado onde não há renovação da água a menos que se faça trocas parciais de água. A ração que jogamos para alimentar os peixes e que sobre no aquário, assim como os dejetos eliminados pelos peixes são matéria orgânica que se não removidas vão ficar no aquário.
A matéria orgânica é uma rica fonte de nutrientes, e serve de alimentos para inúmeros patógenos de vida livre que participam da decomposição. Porém, algumas bactérias, fungos e protozoários que se alimentam da matéria orgânica podem ser patogênicos para os peixes. Além disso, a matéria orgânica deixa suspensões na água que não a deixa cristalina.
Para eliminar a matéria orgânica dos aquários, podemos utilizar ozonizadores de água. O ozônio é um poderoso agente oxidante amplamente utilizado na aquicultura. É utilizado tanto na desinfecção (pois oxida patógenos de peixes) como na melhoria da qualidade de água (oxida resíduos orgânicos, incluindo coloração, odor e nitrito). Quando se utiliza o Ozônio e a luz ultravioleta juntos, há uma potencialização dos biocida e a água fica muito mais cristalina e com qualidade. E se você tem aquários ou lagos que produzem muita matéria orgânica, o ozonização da água é uma importante técnica que pode ser utilizada para melhorar a saúde e bem estar dos animais, tomando sempre cuidado com a dose.
No Ipiranga peixes, utilizamos o ozonizador da Cubos.
Escrito por Dr. Pedro Henrique M. Cardoso, Médico-Veterinário Responsável Técnico – Ipiranga Peixes
0 comentários:
Postar um comentário