Filtragem biológica: bactérias nitrificantes do ciclo do nitrogênio
A matéria orgânica gerada pela decomposição, restos de alimentos ou dos dejetos dos habitantes do aquário, acaba se transformando em amônia. A amônia é uma substância de altíssima toxicidade para os peixes e precisa ser removida através da filtragem biológica, pois o acúmulo desta substância no aquário pode levar os peixes à morte por envenenamento ou asfixia.
No ciclo do nitrogênio, que acontece no aquário a amônia (altíssima toxicidade) é convertida em nitrito (alta toxicidade), e o nitrito é convertido em nitrato (toxicidade mediana). E esses elementos, no ciclo do nitrogênio são metabolizados por bactérias que também fazem parte do ciclo.
Nitrosomonas é uma proteobactéria nitrificante, importante para o ciclo do nitrogênio, que transforma o amônia em nitrito. Na natureza essas bactérias aeróbicas (necessitam de oxigênio) e usam a energia gerada pela reação em seu metabolismo. Os nitritos também são bastante prejudiciais para os peixes. Quando em altas concentrações ele se liga à proteína hemoglobina formando a metahemoglobina. A hemoglobina é importante, pois ela carreia o oxigênio para o todo o corpo do peixe. Já a metahemoglobina, não é capaz de carrear o oxigênio, e o peixe além de ficar com a coloração do sangue e tecidos com tom amarronzado, acaba morrendo intoxicado ou por asfixia, já que a troca gasosa não está acontecendo de maneira eficiente.
Nitrobacter são um outro grupo de bactérias aeróbicas, que oxidam os nitritos transformando-os em nitrato. Essas bactérias que também se nutrem da energia liberada pela reação. Os nitratos formados tem mediana toxicidade em relação à amônia e nitrito, mas devem ser removidos. Nitratos são fonte de nutrientes para as plantas e por isso a importância de tê-las em um sistema fechado como um aquário.
Sabendo disso, é muito importante que no momento de montar um aquário o aquarista se atente para que seja instalado um filtro biológico com capacidade suficiente para o crescimento correto das bactérias Nitrosomonas e Nitrobacter, pois elas são essenciais para que a vida no aquário não seja prejudicada pela amônia e seus subprodutos.
Escrito
por Dr. Pedro Henrique M. Cardoso, Médico-Veterinário Responsável Técnico –
Ipiranga Peixes
0 comentários:
Postar um comentário