Filtragem
Química: carvão ativado e outros
Este tipo de filtragem tem como objetivo eliminar substâncias a nível molecular. Estas substâncias podem ser polarizadas (íons) e não polarizadas (moléculas). Ela é feita exclusivamente pelo carbono ativado (carvão ativado) ou produtos similares como adsorventes sintéticos, que tem a capacidade de reter as moléculas através de microporos retirando odores e pigmentos existentes na água.
O carvão ativado é o elemento mais comum da filtragem química em aquários e em lagos. Ele é usado principalmente para remoção de pigmentos e odores da água, também possui a capacidade de reter cloro, ozônio, cloraminas, metais pesados, alguns compostos orgânicos e íons diversos (principalmente iodo). O carvão ativado não remove amônia, nitrato, nitrito, fosfato, silicato e nenhum desses tipos de compostos que comumente causam problema em aquários.
Existem outros materiais para a filtragem química, como as resinas deionizadoras que possuem uma boa capacidade de absorver íons dissolvidos na água. Mesmo possuindo custo elevado em comparaç̧ão ao carvão ativado, são melhores por absorver certas substâncias no qual o carvão ativado deixa a desejar. Atualmente, também estão disponíveis no mercado resinas renováveis que fazem a mesma função do carvão ativado, porém podem ser regeneradas após lavagem em água sanitária.
Escrito por Dr. Pedro Henrique M. Cardoso, Médico-Veterinário Responsável Técnico – Ipiranga Peixes
0 comentários:
Postar um comentário