image1 image2 image3 image4

Seja Bem Vindo|Ao Blog da Ipiranga Peixes|Importadora de peixes ornamentais| ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES

35 Alguns características importantes sobre o peixe elétrico Poraquê

 O Poraquê (Electrophorus electricus) é uma espécie de peixe, que pode chegar a dois metros de comprimento e pesar cerca de 20 kg. O termo poraquê vem da língua tupi e significa “o que faz dormir” este peixe recebeu este nome pois ele possui descargas elétricas. Dos peixes elétricos existentes na natureza é um dos mais conhecidos, com capacidade de geração elétrica que varia de cerca de 300 volts até cerca de 860 volts. O Poraquê também é conhecido como Enguia Elétrica, Peixe Elétrico, Pixundé, Puraquê, Puxundu e Treme-Treme. A espécie é distribuída na Bacia Amazônica.

Figura 1: Poraquê (Electrophorus electricus) em aquário. Crédito da foto por Pedro H. M. Cardoso, 2022

Dentre as característica do Poraquê estão: ausência de estamas, semelhante a uma enguia, ausência de nadadeira dorsal, caudal e ventral. Ele possui nadadeira anal longa e peitorais pequenas como visto na foto abaixo. Tem corpo alongado e cilíndrico, com cabeça achatada e sua boca possui fileiras de dentes cônico e afiados. A sua coloração é sempre muito escura, porém a parte ventral é amarelada, podendo chegar à dois metros de comprimento.

 

Figura 2: Poraquê (Electrophorus electricus) mostrando a região ventral amarelada – crédito da foto y JJPhoto (FishBase);

A reprodução do Poraquê acontece nos períodos de estiagem. O macho faz uma tipo de ninho com a saliva, onde a fêmea deposita seus ovos, e durante esse período o macho defende o ninho vigorosamente. É uma espécie de peixes carnívoro, portanto se alimenta de pequenos peixes, moluscos, crustáceos, insetos e pequenos mamíferos.

Figura 3: Poraquê (Electrophorus electricus) em aquário com peixe Tetra utilizado na alimentação. Crédito da foto por Pedro H. M. Cardoso, 2022

É um peixe que pode gerar uma descarga elétrica de até 500 volts caso se sinta ameaçado, suficiente para matar um homem adulto. Além causar contração muscular, a descarga elétrica pode os órgãos internos, incluindo o coração que pode parar de bater. Mas apesar de gerar toda essa descarga elétrica, o Poraquê é um peixes que  não está livre de doenças, na figura 4, é possível ver um Poraquê com a doença dos pontos brancos causados pelo protozoários ciliado Ichthyophthirius multifiliis.

Figura 4: Poraquê (Electrophorus electricus) com pontos brancos causados por Ichthyophthirius multifiliis. Crédito da foto por Pedro H. M. Cardoso, 2022

Então já sabe né? Para ter um peixe dessa categoria é necessário muita experiência e cuidados, pois os acidentes com o mesmo pode ser fatal. Gostou, então compartilha.

Referências consultadas:

https://www.fishbase.se/summary/4535

Escrito e elaborado por Dr. Pedro Henrique M. Cardoso, Médico-Veterinário Responsável Técnico – Ipiranga Peixes

Compartilhe:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário