image1 image2 image3 image4

Seja Bem Vindo|Ao Blog da Ipiranga Peixes|Importadora de peixes ornamentais| ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES

26. Você sabe qual a diferença entre salinidade e gravidade específica? E a relação da gravidade específica com a temperatura?

 A salinidade é uma indicação da quantidade de sal na água e não depende da temperatura da água. Já a gravidade específica mede a densidade e  muda à medida que há alteração na temperatura da água. Por exemplo, a água a 5 ° C tem uma densidade significativamente maior do que a mesma água a uma temperatura de 25 ° C. Por esse motivo, a salinidade é uma medida mais confiável para indicar a quantidade de sais dissolvidos na águ.

 Um dos valores mais importantes em aquário de corais é o teor de sal da água. Esse valor é determinado com diferentes instrumentos de medição e fornecido em diferentes formas. O mais preferível e real é a salinidade. Simplificando, isso nos diz o quanto de sal (soluto) há em um litro de água (solução). O valor é dado em ppt (partes por mil ou gramas por litro, g /L). O valor alvo para um aquário de corais é 35 ppt, o que significa que há 35 gramas de sal em um litro de água. 

Figura 1 - Foto representando um aquário de coral

A densidade do sal é um valor de medição particularmente importante porque define indiretamente a concentração de todas as substâncias presentes na água.

A água do mar natural nas regiões tropicais tem uma salinidade média de 34–35 gramas por litro. A maioria dos organismos marinhos tem tolerâncias ao sal na faixa de 30–38 g / L. Desde que mudanças repentinas sejam evitadas. Teoricamente, um aquário de água salgada poderia, portanto, funcionar em toda essa faixa. 

Figura 2 :  Aparelho para testar a salinidade da água (A), o mesmo aparelho também mede a gravidade específica (B).

 

Qualquer desvio dos valores ideais pode causar estresse físico adicional para os habitantes do tanque. Lembre-se sempre de que a concentração de sal define não apenas o cloreto de sódio (= sal comum), mas também a concentração de todas as outras substâncias, como elementos de massa e oligoelementos. A concentração ideal de sal está em uma salinidade de 35 ppt.

A densidade da água também pode ser afetada pela temperatura. Quando a mesma quantidade de água é aquecida ou resfriada, sua densidade muda. Quanto mais quente a água, mais espaço ela ocupa e menor sua densidade. Ao comparar duas amostras de água com a mesma salinidade, ou massa, a amostra de água com a temperatura mais alta terá um volume maior e, portanto, será menos densa.


 Figura 3: Gráfico representando uma água com 35ppt, e a gravidade específica em diferentes temperaturas.

Note que no gráfico, uma mesma água com 35ppt pode ter uma gravidade específica de 1029 a 0ºC e 1024 à 24ºC. Porém, apensar da medica mais indicada para salinidade ser o ppt, dificilmente em um aquário de corais, onde a temperatura deve girar em torno de 26 a 28ºC vai ter grandes diferenças na gravidade específica, pois a amplitude térmica é baixa.

Gostou? Então compartilha.

Escrito por Dr. Pedro Henrique M. Cardoso, Médico-Veterinário Responsável Técnico – Ipiranga Peixes


Compartilhe:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário