A salinidade é uma indicação da quantidade de sal na água e não depende da temperatura da água. Já a gravidade específica mede a densidade e muda à medida que há alteração na temperatura da água. Por exemplo, a água a 5 ° C tem uma densidade significativamente maior do que a mesma água a uma temperatura de 25 ° C. Por esse motivo, a salinidade é uma medida mais confiável para indicar a quantidade de sais dissolvidos na águ.
Um dos valores mais importantes em aquário de corais é o teor de sal da água. Esse valor é determinado com diferentes instrumentos de medição e fornecido em diferentes formas. O mais preferível e real é a salinidade. Simplificando, isso nos diz o quanto de sal (soluto) há em um litro de água (solução). O valor é dado em ppt (partes por mil ou gramas por litro, g /L). O valor alvo para um aquário de corais é 35 ppt, o que significa que há 35 gramas de sal em um litro de água.
Figura 1 - Foto representando um aquário de coral
A densidade do sal é um valor de medição particularmente importante porque define indiretamente a concentração de todas as substâncias presentes na água.
A água do mar natural nas regiões tropicais tem uma salinidade média de 34–35 gramas por litro. A maioria dos organismos marinhos tem tolerâncias ao sal na faixa de 30–38 g / L. Desde que mudanças repentinas sejam evitadas. Teoricamente, um aquário de água salgada poderia, portanto, funcionar em toda essa faixa.
Qualquer desvio dos valores ideais pode causar estresse físico adicional para os habitantes do tanque. Lembre-se sempre de que a concentração de sal define não apenas o cloreto de sódio (= sal comum), mas também a concentração de todas as outras substâncias, como elementos de massa e oligoelementos. A concentração ideal de sal está em uma salinidade de 35 ppt.
A densidade da água também pode ser afetada pela temperatura. Quando a mesma quantidade de água é aquecida ou resfriada, sua densidade muda. Quanto mais quente a água, mais espaço ela ocupa e menor sua densidade. Ao comparar duas amostras de água com a mesma salinidade, ou massa, a amostra de água com a temperatura mais alta terá um volume maior e, portanto, será menos densa.
Figura 3: Gráfico representando uma água com 35ppt, e a gravidade específica em diferentes temperaturas.
Note que no gráfico, uma mesma água com 35ppt pode ter uma gravidade específica de 1029 a 0ºC e 1024 à 24ºC. Porém, apensar da medica mais indicada para salinidade ser o ppt, dificilmente em um aquário de corais, onde a temperatura deve girar em torno de 26 a 28ºC vai ter grandes diferenças na gravidade específica, pois a amplitude térmica é baixa.
Gostou? Então compartilha.
Escrito por Dr. Pedro Henrique M. Cardoso, Médico-Veterinário Responsável Técnico – Ipiranga Peixes
0 comentários:
Postar um comentário