20. Doença dos pontos brancos (Íctio) causado por Cryptocaryon irritans em peixes marinhos
Cryptocaryon irritans é um protozoário ciliado que causa a doença dos pontos brancos em peixes marinhos em temperaturas que variam de 15 a 30ºC. Responsáveis por altas taxas de mortalidade se não tratada. A segunda foto representa o ciclo de vida do parasita.
O TROFONTE é a fase de alimentação (corresponde aos pontos brancos), dura de 3 a 7 dias. Após o TROFONTE deixar o hospeideiro, ele se diferencia em PROTOMONTE, e se move no substrato por 8 a 12 horas. É nessa fase que o medicamento age, pois ele está sensível. Após esse tempo, o PROTOMONTE enrijece e forma o TOMONTE (fase de reprodução), onde há a formação dos TOMITES e TERONTES. Demora cerca de 4 a 8 dias. Após o tempo de multiplicação, o TOMONTE eclode liberando os TERONTES que é a fase infectiva e o parasita tem poucas horas para encontrar o hospedeiro. Após 6 a 8 horas, a infectividade diminui, enquanto que após 48 horas, já não infecta novos hospedeiros.
No primeiro sinal clínico, procure um especialista em saúde de peixes para te ajudar a tratar para que não haja perdas mais significativas.
Escrito por Dr. Pedro Henrique M. Cardoso, Médico-Veterinário Responsável Técnico – Ipiranga Peixes