12. Filtro de luz ultravioleta
Filtro de luz ultravioleta
É muito importante que o aquário , tenha métodos seguros para tratamento da água de recirculação para eliminar patógenos e matéria orgânicas que estão livres na água. Dentre eles está a ozonização e filtro com luz ultravioleta. A irradiação ultravioleta é absorvida por proteínas e ácidos nucleicos, provocando o rompimento de cromossomo, mutações genéticas e inativação de enzimas e consequentemente a morte da célula dos diversos patógenos (bactérias, vírus, fungos e parasitas) de peixes.
Um ponto bastante importante e muitas vezes negligenciado e/ou até mesmo por falta de conhecimento, vale salientar que a lâmpada UV tem um período de durabilidade em horas de acordo com a indicação do fabricante. À medida que as horas vão sendo gastas, a irradiação ultravioleta vai perdendo potência e diminuindo seu efeito germicida.
Outro ponto que o usuários de filtros com luz ultravioleta devem se atentar é que, quanto menor a velocidade que a água passe pela luz maior será́ seu potencial para eliminar os patógenos. E cada patógeno tem uma velocidade ideal para ser eliminado. Geralmente as bactérias, são os patógenos que são mais facilmente eliminados. E lembrando que a água deve estar limpa para garantir que a luz penetre no microrganismo.
Escrito por Dr. Pedro Henrique M. Cardoso, Médico-Veterinário Responsável Técnico – Ipiranga Peixes